Sindicato lamenta tratamento injusto a professores

14-03-2012 18:17

Sindicato lamenta tratamento injusto a professores

por LusaOntem

Sindicato lamenta tratamento injusto a professores

O Sindicato dos Professores das Comunidades Lusiadas (SPCL) considerou hoje "incorreta e injusta" a forma como o Governo está a tratar 33 dos 49 docentes que foram dispensados no final do ano no estrangeiro.

"Os 33 professores em França, Suíça e Espanha que viram terminada a sua comissão de serviço a partir de 31 de dezembro de 2011, ficando por isso no desemprego, acabam de sofrer mais uma forte desilusão", refere, em comunicado, Teresa Soares, do SPCL.

A sindicalista lembrou que os 33 professores, que não tinham vínculo com nenhuma escola em Portugal, receberam em finais de dezembro uma comunicação da presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua na qual se comprometia a "tentar encontrar um compromisso" que permitisse a estes docentes permanecerem nos países onde estavam, recebendo através dos consulados o subsídio de desemprego.

Adiantou que "muitos professores" confiaram "numa solução que minimizasse as consequências trágicas de uma comissão de serviço terminada apenas após quatro meses de atividades letivas" e permaneceram no estrangeiro.

"Muito lamentavelmente, os professores viram agora essas esperanças defraudadas, pois a tão ansiada resposta acaba agora de surgir, cerca de 15 dias antes do término do prazo de apresentação nos centros de emprego, sob a forma de mera informação destinada aos trabalhadores migrantes desempregados", refere o comunicado.