Refeições escolares: CMC acena com substituição… (conclusão)

17-02-2012 12:42

“Há muito tempo que se podia ter aqui chegado” (ao ponto com que o presidente acenou), disse o autarca socialista Carlos Cidade, que estranhou a falta de divulgação de um “plano b” invocado, no início do ano lectivo, pelo vereador João Orvalho (PSD), responsável pelo pelouro da Educação.

 

 

Segundo Orvalho, a opção pela extinção do contrato (resolução) está “em cima da mesa” e só não foi adoptada devido à dificuldade em encontrar uma solução alternativa para cerca de 4 000 crianças dos jardins-de-infância e do primeiro ciclo do ensino básico.

O edil da CDU Francisco Queirós, que preconizou um “plano de emergência”, relacionou o panorama com “gravíssima incúria”.

Aplaudido por munícipes, à semelhança dos vereadores do PS e da CDU, Paulo Leitão (PSD) considerou tratar-se de uma “situação intolerável” .

A porta-voz da Associação de Pais de Encarregados de Educação do Centro Escolar da Quinta das Flores afirmou sentir-se “mais preocupada” depois de ter escutado todos os intervenientes na sessão, alegando que “o discurso” de João Orvalho foi “sempre o mesmo”.

“Não sei se a resolução do contrato”, outorgado pela edilidade e pela Gertal, é “a melhor opção”, declarou Ana Botinas, vincando que a ida de munícipes à praça de 08 de Maio se destinou “a ouvir” membros da Câmara.

Ana Botinas acentuou que a pretensão dos pais se prende com refeições “dignas, equilibradas e de qualidade”, tendo alertado para falhas e “incumprimentos do caderno de encargos”.

Segundo a munícipe, foi servido peixe cru, em duas semanas consecutivas, e a CMC revelou-se impreparada para desempenhar o seu papel.

A porta-voz da Associação de Pais de Montes Claros aludiu a inexistência de fruta em alternativa aos doces, apontou a “falta de comida para dezenas de crianças, em diversas ocasiões”, e preconizou a rescisão contratual.

Trata-se de questões de qualidade, higiene e segurança alimentar, afirmou Maria Curado, que estranhou o facto de o creme de cenoura possuir “o mesmo sabor das outras sopas”.